sábado, 15 de dezembro de 2007

Pilatos, pobre Pilatos


Uma vez caminhava um jovem estudante por algumas praias na China. Aquelas praias sofriam com a poluição, a sujeira e a ignorância do homem. Dessa maneira, haviam muitas conchas e estrelas-do-mar fora d'água. Por mais que ainda estivessem vivas, era questão de tempo até que fossem mortas pela desidratação. O jovem estudante avistou ao longe um monge que caminhava pela praia, carregando as estrelas-do-mar em suas mãos e lançando-as de volta ao mar. Sem compreender, o estudante se aproxima e pergunta:
-Por quê perdes seu tempo a arremesar as estrelas ao mar, se não serás capaz de salvar todas elas? Isso não fará diferença no final das contas.
O monge continou seu trabalho, respondendo:
-Para esta faz...
e arremesou uma estrela de volta ao mar.
-Para esta faz...
-Para esta faz...

Sempre inventamos desculpas e justificativas para nossa falta de dirigência. Critícamos e horrizamos o aquecimento global, até mesmo reconhecêmos que será possivelmente o nosso fim...e não fazemos nada para amenizâ-lo. Reclamamos do aquecimento global, mas em dias de temperatura agradável ligamos o ar-condicionado por mera comodidade.
Dizemos que o semelhante é preguiçoso, que é incapaz, que não se preocupa com o meio ambiente...mas somos incapazes de subir as escadas do nosso prédio, somos incapazes de deixar o carro na garagem e andar a pé.
Sempre esperamos que alguém vai fazer o trabalho por nós. Sempre dizemos que não seremos nós quem mudaremos o mundo. Sempre pensamos que o outro fará, o outro tem a obrigação, o outro tem a necessidade. Ou pensamos que nossos esforços serão em vão. Não surtirão efeito no mundo. Mas "para esta faz"...
O indívidou é reflexo da sociedade. Não adianta apontar o dedo à sociedade e culpá-la pelos nossos problemas. A organização social em si não corrompe ninguém. Formigas formam sociedades e não são corruptas, não são preguiçosas. Abelhas formam sociedades também e não sofrem deste male. "Como é no interior é no exterior", "Assim como é no micro é no macro".
Dizemos que os políticos brasileiros são corruptos. Mas somos incapazes de devolver o dinheiro de alguém que nos dê troco errado em uma transação comercial. Dizemos ser a corrupção um absurdo. Mas não hesitamos em oferecer suborno ao guarda rodiviário que aplicar-nos-a uma multa por excesso de velocidade. Dizemos ser errado ferir o semelhante. No entanto ferimos e matamos com palavras e gestos, piores que as próprias atitudes concretas em si.

Urge que mudemos a nós mesmos. Urge que percebamos: a sociedade não muda se você não mudar. O grande Kabir Jesus de Nazaré percebeu isso e mudou a si mesmo. Mudou-se internamente. Ele fez alguma diferença? Apenas dividiu a história ocidental em duas partes. Isso não é diferença o bastante?
Urge que deixemos de ser como Pilatos, paremos de justificar nossos erros, paremos de desejar que o próximo realize as nossas Obras. Devemos ser dirigêntes, devemos ter vontade, devemos ser guerreiros que lutam uma batalha sem fim por um mundo melhor.

Nosso Íntimo grita a nós que tomemos atitudes. Nosso Íntimo súplica que sejamos bons, justos, divinos. No entanto estamos cegos pelas vozes da cobiça, ira, luxúria, inveja, avareza, orgulho, gula e preguiça. Estamos dormindo o dia inteiro. Afundados em nossos problemas, em nossos infernos pessoais de problemas. Estamos tão cegos que não percebemos o mundo.
Precisamos vibrar minimamente no 48. No entanto vibramos em estados mais densos. Melhor seria que não levantássemos da cama até que reconhecessemos nosso adormecimento.

-"Em verdade, em verdade vos digo: mais fácil é um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus."
(V.M.Jesus de Nazaré)
-"Aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, toma tua cruz e segue-me."
(V.M.Jesus de Nazaré)
-"De mil que me buscam, um me encontra. De mil que me encontram, um me segue. De mil que me seguem, um é meu."
(V.M Jesus de Nazaré).

Paz Inverencial.
Escutando: Era - Ameno

Um comentário:

Unknown disse...

muito bem escrito
como de costume.
exatamente quando não quero pensar
venho aqui, e leio algo que ferve meu cerebro e me faz pensar absurdamente em várias coisas.


de qualquer das formas
parabéns.